Primeiramente, é importante manter a pintura em dia (afinal, a primeira impressão é a que fica!). O indicado é que seu apê seja pintado a cada três anos, além de limpezas esporádicas nas paredes apenas com água e sabão, evitando produtos fortes e a base de álcool (eles podem danificar a tinta).
Depois, preste atenção na conservação do piso, um fator que conta muito na beleza do imóvel. Faça limpezas regulares evitando o uso de ácidos. Se for necessário tirar manchas, procure por produtos específicos. Realize também a reposições de peças trincadas e quebradas, além de conferir se os azulejos não estão ‘estufando’ (isso pode ser sinal de problemas estruturais, por exemplo).
Já os rejuntes (principalmente nos banheiros e cozinha), devem ser limpos a cada 03 meses com água, sabão neutro e detergente, evitando também o uso de produtos químicos. Esta é uma forma de manter a cor original dos rejuntes. A manutenção deve ser constante também para evitar infiltrações, ou seja, nada de deixar azulejos com rejunte velho ou soltando.
Quando o assunto é a rede e equipamentos elétricos, todo cuidado é pouco! É indicada uma revisão das instalações anualmente por um profissional especializado, ou sempre que você notar algo fora do comum, como um curto circuito, lâmpadas queimando frequentemente e cheiro de queimado. Se necessário, faça a troca de fiações antigas. Caso você vá realizar alguma limpeza no imóvel que envolva a parte elétrica, lembre-se de desligar a chave geral para evitar qualquer acidente.
Já a parte hidráulica merece uma atenção especial, pois qualquer vazamento pode causar infiltrações e muita dor de cabeça. Por isso, sempre que perceber algo fora do normal, como umidade ou mofo, entre em contato com um profissional para verificar o problema.
E por fim, cuide do seu bem com muito carinho. Pequenas manutenções podem evitar gastos maiores ou problemas desnecessários no futuro, além de deixar o seu imóvel mais bonito e valorizado.