O processo de locação de um imóvel é algo que exige cuidado e segurança para quem aluga e para quem é proprietário. São inúmeros documentos, cópias, comprovantes de renda, fiadores e mais um monte de detalhes que acabam tornando tudo mais burocrático e cansativo. Já pensou se você pudesse eliminar um pouco dessa burocracia e alugar o seu imóvel de forma mais rápida? É hora de conhecer o SEGURO FIANÇA!
O que é o seguro fiança?
O ‘Seguro Fiança Locatícia’ é uma modalidade de seguro que substitui a exigência de um fiador no contrato de aluguel. Esse seguro tem como finalidade garantir que aluguel será pago na data estabelecida para o proprietário do imóvel. Resumindo: você contrata o seguro, paga um valor anual e não precisa de fiadores. A contratação de um seguro fiança não é obrigatória, mas é uma facilidade para quem quer alugar um imóvel de forma rápida e segura, sem incomodar ninguém.
Como funciona o seguro fiança?
A contratação do seguro fiança prevê que, caso o locatário não consiga pagar o aluguel, a seguradora arca com esta despesa. Posteriormente, o locatário deverá ressarcir este valor à seguradora.
É possível a contratação de coberturas adicionais, o que representa uma segurança maior para dono do imóvel e para o locatário, como a cobertura pelo não pagamento das despesas com condomínio, água, IPTU e luz, além de cobertura no caso de danos ao imóvel, pintura interna e externa, ou no caso de rescisão contratual. É importante lembrar que, quanto mais coberturas adicionais forem acrescidas ao seguro, mais alto será o valor do mesmo.
Quais as vantagens de contratar um Seguro Fiança?
Ao optar pelo Seguro Fiança, normalmente, você agiliza o seu processo de locação. O principal benefício é poder alugar um imóvel rapidamente e sem precisar incomodar terceiros solicitando-os como fiadores.
Mas não para por aí. Quem contrata um seguro terá direito a assistências emergenciais e de manutenção no seu imóvel. Isso mesmo! Você economiza, pois o seguro oferece cobertura de profissionais da elétrica, hidráulica, vidraceiro e chaveiro.
Para o proprietário do imóvel, o seguro fiança representa uma segurança de que o aluguel será quitado de acordo com as datas acordada no contrato, pois caso haja inadimplência do locatário, o seguro efetua o ressarcimento ao proprietário com mais rapidez.
O que é necessário para contratar um seguro fiança?
Cada seguradora tem as suas condições para contratação de seguros, bem como medidas para análise do perfil do contratante. Normalmente, o histórico de crédito do locatário e a sua condição financeira são analisados para a aprovação do seguro. Os principais documentos que pessoas físicas devem apresentar para contratação do seguro é:
- Ficha cadastral com as informações sobre os moradores (Identificação, comprovantes de residência e renda);
- Dados da Locação (imóvel, valores e outros).
- Pessoas jurídicas também podem contratar um seguro apresentação uma documentação similar.
Prático, não é mesmo? Vá até uma das lojas Betha Espaço e alugue o seu imóvel sempre se preocupar com fiador!